Hoje é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e, para comemorar a data, o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT Piauí) está participando da campanha #NãoéMito, promovida pelo Instituto Entre Rodas. O objetivo é arrecadar lacres de latinhas de alumínio, cujo resultado das vendas será revertido para a aquisição de cadeiras de rodas feitas sob medida para crianças entre cinco e 14 anos de idade que estejam matriculadas no ensino regular.
O projeto surgiu em 2015 e, com a adesão de empresas, escolas e Tribunais de todo o País, já conseguiu promover a doação de 53 cadeiras de rodas. Para a aquisição de um item são necessários 800 kg ou 3.200.000 lacres. “Optamos por uma cadeira de rodas de alta qualidade, fabricada em alumínio aeronáutico, sob medida e na cor que a criança escolher. A cadeira é fabricada em Goiânia e custa em média R$ 5.400. Deste valor, nós pagamos R$ 2.700 adquiridos com a venda dos 800 kg de lacre. O restante, a empresa fabricante Alphamix arca com os custos”, afirmou Eliane Lemos, Diretora Executiva do Instituto Entre Rodas.
“Além de promover a acessibilidade, a campanha #NãoéMito estimula a redução dos impactos ambientais causados por descartes inadequados de resíduos no meio ambiente, ampliando a percepção da sociedade acerca da importância da reciclagem e reaproveitamento dos materiais”, completou Marcelo Nolleto, Secretário de Governança e Estratégia do TRT Piauí.
Para participar, basta juntar lacres de latinhas de alumínio e entregar, dentro de garrafas PET de 2L, em uma das Varas do Trabalho do Piauí, no Protocolo do edifício-sede ou na Unidade Socioambiental.
Descrição da imagem: arte digital na cor azul com desenho de criança sentada na cadeira de rodas. #pracegover #pratodosverem
Campanha
Devido à pandemia do novo coronavírus, a doação dos lacres diminuiu. Por isso, o Instituto Entre Rodas lançou a campanha Lacre Virtual, onde as pessoas podem continuar doando por meio de transferência de valores.
Mais informações no site do Instituto (www.entrerodas.org) ou no Setor de Gestão Socioambiental do TRT 22. Informações pelo telefone (86) 2106-9501