Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Presidente do STF e do CNJ, Ministro Dias Toffoli realiza visita virtual ao TRT 22 e ressalta a importância da Justiça do Trabalho

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
Na manhã de quinta-feira, 16/07/2020, o Ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal – STF e do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, em prosseguimento de sua agenda institucional de visita aos tribunais brasileiros, promoveu encontro com o TRT 22, representado pela Desembargadora-Presidente, Liana Chaib. Estiveram presentes também os Desembargadores Wellington Jim Boavista (Vice-Presidente e Corregedor), Francisco Meton Marques de Lima (Presidente da AMATRA-22), Arnaldo Boson Paes, Manoel Edilson Cardoso, Liana Ferraz de Carvalho e Marco Aurélio Lustosa Caminha, além do Juiz Auxiliar da Presidência, Washington Bandeira, da Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho no Piauí, Maria Elena Moreira Rêgo, e da Presidente da ANAMATRA, Juíza Noemia Porto.
A Desembargadora-Presidente, Liana Chaib, iniciou o encontro conclamando o Ministro Dias Toffoli que continue sua postura sempre firme de defesa da Justiça do Trabalho e destacando o panorama atual da Justiça do Trabalho no Piauí, informando-o acerca dos números que caracterizam o TRT 22: 8 Desembargadores, 36 Juízes do Trabalho, 423 servidores e mais de onze mil processos julgados desde o mês de março (quando foram declaradas a pandemia e as medidas de isolamento social e trabalho remoto integral), além de mais de 1.400 conciliações que resultaram em cerca de 16 milhões de reais.  Ressaltou também sobre a maior demanda que motivou, no ano de 2019, o deslocamento de duas varas do interior para a capital Teresina, que contava apenas com quatro Varas do Trabalho, bem como a carência de servidores nas unidades do Regional.
A Presidente destacou ainda o esforço conjunto da força de trabalho que compõe o Regional Piauiense, incluindo magistrados, servidores e colaboradores, para conseguir cumprir seu papel de pacificador social durante a pandemia, ressaltando ser um tribunal com Selo Ouro no prêmio do CNJ, o mais produtivo do Brasil  (dentre os TRTs) no Justiça em Números, selo 100% PJE e que vem diuturnamente comprometido em manter essa qualificação, ainda mais perante os novos desafios enfrentados atualmente, tendo citado, por exemplo, a excelência de desempenho dos juízes de 1º grau nas realizações das audiências por videoconferência.
O Presidente da AMATRA, Desembargador Francisco Meton, fez um pronunciamento em defesa das competências da Justiça do Trabalho à luz das recentes decisões do Supremo Tribunal Federal, ressaltando ser o segmento de Justiça mais vocacionado e preparado para processar e julgar conflitos trabalhistas em geral.
A Procuradora-chefe da PRT 22, Dra. Maria Elena Moreira Rêgo, também fez questão de falar da eficiência do TRT 22 perante os novos desafios que surgiram , ressaltando que  “Toda crise é também uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento, rapidamente nos adaptamos à situação crítica e apresentamos alternativas que permitiram manter a mesma efetividade e a produtividade dos serviços anteriormente prestados".
A Presidente da ANAMATRA, Juíza Noemia Porto, corroborando as falas anteriores, ressaltou o perfil republicano do Ministro Dias Toffoli e seu apoio aos pleitos da Justiça do Trabalho.
Por fim, o Ministro Dias Toffoli encerrou a reunião destacando a importância fundamental da Justiça do Trabalho na garantia dos direitos dos trabalhadores, enaltecendo os números de produtividade expressivos desse ramo de Justiça e reafirmando sua postura em defesa da Justiça especializada.  
A reunião fez parte da agenda de visitas do Ministro a todos os tribunais brasileiros. O objetivo é conhecer a realidade local e os problemas dos diversos tribunais.
visualizações
Logomarca TRT18
Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região
Av. João XXIII, 1460, bairro dos Noivos
Teresina-PI, Cep: 64045-000
Atendimento ao público: (86) 2106-9500
CNPJ: 03.458.141/0001-40
Atendimento: 08:00h às 18:00h